terça-feira, 14 de julho de 2009

QUERER É PODER....



É incrível o que podemos realizar quando estamos verdadeiramente determinados a alcançar algum objetivo ou mesmo superar alguma barreira ou limitação. Não há obstáculos capazes de vencer uma vontade persistente que já está consciente de que as muitas dificuldades encontradas ao longo do caminho são testes para mensurar até que ponto estamos determinados.

Vemos pessoas que saem de situações completamente adversas, como pobreza extrema, famílias desestruturadas, enfim, dificuldades das mais diversas e ainda assim tornam-se vencedoras e são exemplos a ser seguidos.Outros são testados de uma outra maneira quando algum acidente os priva de algum membro do corpo e a vida os coloca entre duas possibilidades: uma que o deixaria parcial ou totalmente invalido de forma indelével, isto é, para sempre e outra que o coloca diante de uma situação de ter que reaprender tudo, adequando-se a uma nova realidade, tendo que ser tão forte e determinado quanto maior for a sua limitação. Nessas situações é que vemos que o impossível não existe para quem tem força de vontade.

Todos nós conhecemos casos de superação de limitações, que são até certo ponto comuns encontrarmos na nossa vivencia cotidiana. Há pessoas com certo grau de deficiência mental que estudam e conseguem até cursar uma universidade, superando todos os prognósticos de especialistas. Outras há que perdem um braço ou uma perna e nem por isso deixam de trabalhar, apenas adaptando-se a essa nova realidade, fazendo-o de acordo com a sua limitação. Mas, há outras que dão demonstrações de superação que nos deixa envergonhados, tal a nossa pequenês e acomodação diante da vida. Um caso desse tipo é um de uma mulher que cuida do filho recém nascido trocando fraldas, que faz todo o serviço de casa como qualquer pessoa “normal”. A única diferença é que ela não possui os dois braços e faz tudo com os pés. Isso mesmo, ela aprendeu a usar os pés como se fossem mãos e há um vídeo circulando na internet que mostra as façanhas realizadas por essa pessoa fantástica.
Ví também um outro caso de uma brasileira que reside no interir de São Paulo, que nasceu sem os os dois braços e faz tudo que uma pessoa dita normal é capaz de fazer: dirige, escova os dentes, escreve muito bem e está fazendo faculdade em uma turma de pessoas sem qualquer tipo de deficiência, pois ela não se considera menos capaz que ninguém. São pessoas que não acomodaram e não vêem na deficiência um fator de acomodação ou de autopiedade.

Tudo nos é permitido com o concurso da vontade, mas a falta dela também pode nos levar a caminhos inversos, ou seja, a uma situação de dependência de outras pessoas. Há muitas pessoas ditas normais que chegam a um desestimulo tão grande que caem até na mendicidade e não há quem consiga tirá-los de tal estado de prostração, pois eles já não ouvem conselhos, pois todos nós só ouvimos o que queremos.

Muitas das vezes, esse estado de coisas começa sem que percebamos, quando, sem que notemos, começamos a cultivar a chamada “preguiça”. Isso, geralmente ocorre com adolescentes que ficam desanimados para estudar, nada fazem em casa e quando não há ninguém para cobrar a situação tende a piorar e chegar até no abandono da escola. É necessário que os pais observem o comportamento dos seus filhos e busquem ajuda de médicos ou psicólogos quando necessário.

Fico muito triste quando vejo jovens que já completaram a maioridade, muitos já com vinte e poucos anos que não tem nenhuma perspectiva em relação à vida, não trabalham, não estudam (muitos pararam antes de concluir a educação básica) e ficam dependendo dos pais ou de outras pessoas até para se alimentarem. E isso é muito comum de encontrar por aí. Muitos desses jovens não são desempregados, pois grande parte não estão procurando por emprego, estão desanimados e precisam despertar para a vida, isso quando a vida não os leva para os caminhos considerados, ilusoriamente, mais fáceis, mas que poderão levar a conseqüências trágicas.

Finalmente, deixo uma mensagem de otimismo para todos os que precisam de uma “injeção de animo”:
“Se você confiou em Deus e andou pelo caminho dele, se você o sentiu a guiar você todos os dias, mas agora seus passos o levam por outro caminho...Comece de novo.Se você fez planos que não deram certo, se você tentou dar o melhor de si e não há mais o que tentar, se você falhou consigo mesmo sem saber por que....Comece de novo.Se você contou aos seus amigos o que planejava fazer, se você confiou neles e eles não o apoiaram, se agora você está sozinho, só podendo contar consigo mesmo....Comece de novo.Se você falhou com seus familiares, se agora você já não é tão importante para eles, se eles perderam a confiança em você, se você se sente um estranho em seu próprio lar...Comece de novo.Se você orou a Deus, respeitando sempre a vontade dele, se você orou e orou e ainda se sente infeliz, se você quer parar, sentindo que atingiu seu limite...Comece de novo.Se você está certo de que está acabado e quer desistir, se você chegou ao fundo do poço,se você tentou e tentou e não conseguiu subir...Comece de novo.Se os anos passam tão depressa e os sucessos são poucos, se chega dezembro e você se sente triste, Deus dá um novo janeiro a você...Comece de novo.Começar de novo significa:"Vitórias alcançadas"começar de novo significa:"uma corrida bem feita,"começar de novo significa:"Deus sempre vencerá!"Não fique aí sentado no trono da derrota:COMECE DE NOVO!”


Francisco Lima

6 comentários:

Anônimo disse...

Texto maravilhoso. Me dá ânimo para busacar os meus objetivos. vou seguir sempre essas diretrizes na minha vida.

Anônimo disse...

A vida é dura para quem se acomoda, não tomando as atitudes necessárias para evoluir. Por isso que é imprescíndível a orientação constante dos pais.

Unknown disse...

Parabéns, Chico, cada vez mais brilhante!

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anônimo disse...

Tô gostando de ver Bianca...vc parece estar amadurecendo e está com uma visão mais espiritualizada acerca da vida. Não deixe que as "barreiras" atrapalhem a sua caminhada, que será rumo ao progresso incessante de agora em diante.
Um grande beijo e fique com Deus.
Tio Francisco

Unknown disse...

Oi Tio é sua sobrinha Bia. Você tinha toda razão. Esse texto teve pra mim uma interpretação obvia da minha vida e da Bruna. Como uma vida tão jovem e cheia de cor se tornou algo tão obscuro pra ela mesma? Me fez pensar. Eu querendo ou não uma parecela de culpa esta nos meus pais, mesmo pela ignorancia (grau de instrução e cultura) deveria ter um trabalho de pais severos e não deixar passar um, que foi o meu caso! O que me tornei hoje? Acho que na vida deles não esta tendo um processo evolutivo e espirutual, seria quase uma forma de regressão. Eu fico triste, so que é a lei da vida. Enfim devo olhar pra frente e continuar a busca daquela luz que brilha tão forte, cada reflexo é uma vitória. Um abraço e parabens.