domingo, 26 de julho de 2009

NOSSO PORTO SEGURO PODE SER UMA ILUSÃO..

Quase todos nós julgamos ter o nosso "porto seguro", isto é, uma condição ou a companhia de alguém que, achamos, nos dá certa segurança, estabilidade etc. Ainda que, as vezes, as bases, dessa suposta segurança sejam frágeis demais para ser consideradas como tais. Mesmo assim nos agarramos nessas supostas conquistas querendo preservar o que já conquistamos.

Entretanto, se queremos conquista reais e duradouras, temos que estar abertos às mudanças, pois as vezes a vida nos coloca diante de grandes desafios que podem significar um desequilibrio temporário, que poderá nos levar todavia à condições gerais muito mais satisfatórias se tivermos realmente dispostos a encarar os reveses que todo esse processo suscita.

Para que tais mudanças realmente possam ocorrer, no entanto, temos que perseguí-las o tempo todo, preparando-nos e buscando quando possível ter uma visão do que poderá vir a ser o cenário de um futuro próximo, pois isso nos dará certa vantagem, já que poderemos estar munidos dos conhecimentos e das ferramentas adequedas.

Tudo isso nos mostra que , para alguém que busque realmente o sucesso, dificilmente haverá a prevalência de fatores como a sorte, que será proporcional à nossa vontade de buscar o objetivo pretendido, ou seja, as mudanças serão fruto da nossa vontade de perseguí-las com a tenacidade e renúncia necessários.

Enfim, o nosso porto seguro quando nos achamos em situações que julgamos por vezes sólidas e até mesmo imutáveis, é muitas vezes fruto da nossa acomodação, do nosso medo da mudança. O período histórico pelo qual estamos passando já não comporta tal procedimento, pois, quer queiramos ou não, as mudanças virão e nos levarão de roldão quando não estivermos preparados para elas. É a chamada pós-modernidade que nos impõe a quebra constante dos nossos paradígmas.

Um comentário:

Anônimo disse...

Quando não nascemos em berço de ouro, não outra forma de buscarmos os nossos objetivos. Ou somos determinados ou acabamos por ser fracassados se nos acomodarmos.