quarta-feira, 29 de julho de 2009

ESCALADA DA VIOLÊNCIA NO NORDESTE

Muitos são os problemas sociais no Brasil e isso se reflete muitas das vezes no comportamento da população, sendo que a explosão da violência é uma conseqüência quase que natural da exclusão e do desemprego, que por sua vez geram a favelização e outras mazelas sociais que estamos acostumados a ver em muitos países incluindo o Brasil.

Moro no Rio de Janeiro há quarenta anos, isto é, quase nasci e fui criado nessa cidade ou nos arredores dela,pois cresci em BelFord Roxo um município da região metropolitana do Rio, mas que fica muito próximo, sendo que nesse caso toda a referência que sempre tivemos em termos de serviços de saúde, emprego etc. estava no Rio, cidade já famosa no mundo inteiro, não somente por suas belezas naturais, mas principalmente pela explosão de violência que volta e meia toma conta dos noticiários mundo a fora, tornando essa cidade um lugar muitas temido por essa razão. A cidade onde fui criado não ficou muito atrás nesse quesito, pois também já foi considerada uma das cidades mais violentas do mundo.

Tudo o que foi dito anteriormente é mais do que obvio para todo mundo, mas mesmo vivendo a vida inteira nesse canário, tive a sorte de nunca ter sido assaltado. Isso mesmo, não estou delirando, eu nunca fui assaltado nessas cidades pelas quais transitei intensamente (incluindo Duque de Caxias, Nova Iguaçu, são João de Meriti etc.). Já entrei em becos, passei por guetos e favelas das mais diversas e sempre trabalhei nas proximidades da central do Brasil, um lugar com alto índice de criminalidade e onde se pode ver todo tipo de coisa. Coisas não agradáveis à visão do desavisado transeunte, é claro.

Depois de anos tentando encaixar um tempo para conhecer o Nordeste, já que a região sudeste eu já explorei razoavelmente bem, conhecendo os seus quatro estados, esta semana finalmente estou tendo essa oportunidade, já que esta semana estou de passagem por Salvador. Gostei muito da cidade de Soterópolis (Cidade do Salvador em grego, sendo que por essa razão, todo mundo que nasce em Salvador é chamado de soteropolitano).É realmente uma cidade bonita e eu adorei o lugar onde estou hospedado na Barra de Salvador. Mas, o que me chamou muito a atenção desde que aqui cheguei são os muitos comentários na rua sobre assaltos, sendo essa modalidade de crime a mais comum por aqui, ao que parece. Mas eu não sou ingênuo e, ao chegar ao aeroporto, Já estava mais ou menos ciente de que tinha que tomar um pouco de cuidado, não expondo dinheiro e pertences, cuidados que eu sempre tomo também do Rio de Janeiro.

No trajeto do aeroporto para o hotel na barra de salvador eu optei por um ônibus, visto que as vans os e taxis queriam me cobrar cem reais. Embarquei em um microônibus (tarifa especial e com ar condicionado) e tudo estava perfeitamente bem até passarmos por Itapoã, lugar muito conhecido por causa da musica Passar uma tarde em....passamos pelo famoso lugar e eu estava conversando com uma moça que havia conhecido no coletivo e falava justamente das populações marginalizadas do Rio, entre as quais se incluía os nordestinos e comentava que muitos chefões do trafico são descendentes desses migrantes do nordeste. Pois bem, eu nem cheguei a completar o que falava quando entraram no ônibus dois adolescentes, ao que tudo indicava, anunciando um assalto. Notava-se que se apresentavam bastante nervosos, parecendo com mais medo do que os passageiros vitimas do assalto. A arma que apresentaram quase ninguém a viu, sendo que a puxaram quando estavam ao meu lado. Olhando bem o que parecia ser uma pistola, tive a quase convicção de que era uma arma de brinquedo. Quando eles me abordaram, não fizeram muita questão de levar todos os meus pertences, só levando o relógio e o celular que não seria levado se minha filha não o tivesse tirado da bolsa. Os meninos assaltantes saíram correndo deixando para trás bolsas e mochilas que haviam subtraído de alguns passageiros, mostrando o nervosismo a que me referi e me deixando com a quase certeza de que o assalto fora praticado com uma arma de brinquedo.

Em suma, a capital do estado da Bahia não é única do nordeste infestada pela violência. Muito se sabe sobre os altos índices de Recife e Fortaleza, por exemplo, mas eu tive um exemplo pratico de como a situação anda caótica por Salvador. São necessários investimentos urgentes em segurança e, principalmente em educação, pois somente com vontade política e seriedade se poderá reverter um quadro tão caótico. Não acredito que tal situação tenha começado agora, mas que é a herança de muitos anos de descaso. Tal situação acaba gerando prejuízos, pois muitos turistas que passam por semelhante situação acabam optando por outro destino. Não há como postergar mais, é preciso providências urgentes.

Francisco Lima

2 comentários:

Anônimo disse...

O investimento em Educação é o caminho, mas há tempos que as autorideades tem trilahado um caminho diverso, dando prioridades a outros setores. Isso que acontece em Salvador e na Bahia em geral é a herança deixada pelo ACM.

Unknown disse...

É, meu caro. Sari do Rio de Janeiro para ser assaltado em Salvador é o fim da picada, mas graças a Deus dos prejuízos os menores, pois estão todos bem. Fiquem com Deus e aproveitem a estada, realmente a Bahia é muito bonita, tive o privilégio de alguns anos atrás passar por essas bandas: Porto Seguro, Salvador, etc foram algumas das cidades visitadas.
Um abraço, companheiro e até breve!