segunda-feira, 7 de dezembro de 2009

UMA NAÇÃO EM FESTA...

Uma “nação” em festa
A grande massa rubro negra que costuma se autodenominar nação está transbordando de alegria. Talvez devido ao fanatismo dessa torcida que faz do ato de torcer um verdadeiro auto de fé, que se entrelaça algumas vezes com a religiosidade dita popular, característica desse povo sofrido. Pode ser também pela observação mais atenta de algum estudioso de “sangue rubro negro” que ao sentir a emoção da arquibancada na torcida do mengão, percebeu que aquilo era algo impar, que nenhuma outra torcida, de qualquer outro clube ou espetáculo mundo afora, poderia proporcionar emoções tão fortes e, ao mesmo tempo, tão peculiares. Quem sabe não são essas as razões para se atribuir laços identitários a essa torcida tão maravilhosa? Quem sabe não exista nenhuma razão especial, sendo tudo isso apenas um movimento espontâneo da coletividade rubro negra? Todas essas coisas não importam , são apenas divagações, mas que somente quem é rubro negro pode entender, isto é, aqueles que não fazem parte dessa grande massa não conseguirão apreender as divagações de um rubro negro que, ao que parece, já não dá conta das coisas que fala, pois se encontra “totalmente embriagado... de felicidade.”


Para a grande torcida rubro negra essa segunda feira será uma espécie de meio feriado, pois quase ninguém vai se concentrar direito nos seus afazeres, comentando o tempo todo a façanha de um time que partiu do descrédito para a gloria. Time esse que foi considerado por muitos como “cavalo paraguaio, “ que não teria chances de encarar os então “grandes favoritos” como São Paulo, Palmeiras, internacional...para citar apenas alguns. Aliás, o time do palestra Itália foi a maior decepção desse campeonato, saindo de uma liderança folgada e absoluta, do titulo praticamente certo para a decepção de não conseguir sequer a classificação para a libertadores. Que grande frustração para essa torcida!! Mas, voltemos ao FLAMENGO, que é o que importa nesse momento! A torcida do mengão merece essa alegria depois de 17 anos sem uma conquista nacional, o titulo foi merecido e conquistado a duras penas e terá como uma das conseqüências a valorização de muitos profissionais que estavam quase no ostracismo, como Álvaro, Maldonado entre outros e também dará o devido valor a outros que há muito vem se destacando com a camisa do Flamengo. O grande destaque dessa campanha épica, entretanto, na minha opinião é o treinador Andrade. Ele soube extrair o máximo de cada jogador com seu jeito humilde de ser que sabe como lidar com cada jogador individualmente. Dessa forma, foi corrigindo eventuais defeitos e aprimorando as qualidades que cada atleta já possuía. O seu jeito de bom mineirinho e mais o fato de conhecer bem a linguagem do futebol, por já ter estado nas quatro linhas por muito tempo, aliado a identificação que possui com o flamengo e o trato respeitoso com os jogadores, levaram-no a lograr êxito mesmo contra a opinião de muitas pessoas que não o consideravam capaz de ser treinador de um time como o do flamengo. Ele provou que é capaz e eu acho que outro treinador de renome não teria conseguido chegar tão longe no comando do flamengo com o mesmo time que foi colocado à disposição do Andrade. Por isso, eu acho que o Andrade, sem negar a importância de todo o grupo, merece toda a reverencia pela conquista desse titulo.

Um comentário:

Anônimo disse...

NÃO SE PODE ESQUECER TAMBÉM A DA IMPORTÂNCIA DO SAGUEIRÃO RONALDO ANGELIM. ALÉM DE ESTAR JOGANDO MUITO, FOI FUNDAMENTAL NA HORA MAIS DECISIVA.