sábado, 19 de dezembro de 2009

NATAL e SOLIDARIEDADE...

Natal e solidariedade

Com a chegada do fim de ano, uma atmosféra de entusiasmo toma conta de todos e grande é a azafama de pessoas ávidas de comprar os presentes, sempre tendo o cuidado para não se esquecerem de ninguém.
Mas será de que não estamos reamente nos esquecendo de ninguém?
O Natal surge como o aniversário do nascimento de Jesus Cristo, sendo atualmente uma das comemorações mais importantes celebrada em todos os países de influência cristã.

Inicialmente, a Igreja Católica não comemorava o Natal. Foi em meados do século IV D.C. que se começou a festejar o nascimento do Menino Jesus, tendo o Papa Júlio I fixado a data no dia 25 de Dezembro, já que se desconhece a verdadeira data do nascimento de Jesus.

A pegunta feita acima não é sem cabimento, pois o que mais acontece nos dias atuais é nos esquecermos justamente daquele que é, simbolicante, o aniversariante do dia, ou seja, o natal comemora o aniversário de Jesus e nós, muitas vezes, sequer lembramos desse fato.
Todos nós merecemos esses momentos em família (quem as têm), essa confraternização com os nossos entes queridos, essa união que nos leva algumas vezes (senão todas) a cometer excessos. Excedermos-nos um pouco é até permitido nessa época pois, afinal, estamos festejando o que pode ter sido um ano de sucesso e igualmente de muito trabalho e consequentemente de estresse, mas que foi superado com o concurso da nossa vontade persistente.

Por tudo isso, que façamos sim as nossas festas, que festejemos mais um ano que se passou e blindemos a chegada do ano vindouro, mas que possamos refletir um pouco naqueles que não têm o que comer, não tem uma família e não possuem um teto para se abrigar.

Enfim, se colocarmos esse assunto como objeto das nossas reflexões, logo estaremos agindo para diminuir o sofrimento dos nossos irmãos menos afortunados e, dessa forma, poderemos dar ao natal o seu sentido verdadeiro, pois o próprio mestre Jesus ficará muito satisfeito conosco, já que a essência da vida para ele consistiu na caridade. O amor ao próximo pregado por Jesus pode ser materializado na caridade.
Se seguirmos esse ensinamento do mestre maior, nos engrandeceremos e faremos um natal verdadeiramente cristão e fraterno. Jesus estará conosco e sentir-se-á verdadeiramente homenageado.

Francisco Lima

Um comentário:

Anônimo disse...

ESSE É O VERDADEIRO ESPÍRITO FRATERNO, MAS NÓS, EGOÍSTA QUE SOMOS SÓ BUSCAMOS A SATISFAÇÃO DOS NOSSOS PRAZERES. COMEMOS COMO DESPERADOS E BEBEMOS COMO LOUCOS, COMO SE NÃO TIVESSEMOS MAIS OPORTUNIDADES PARA ISSO.