terça-feira, 16 de fevereiro de 2010

A SOLIDARIEDADE VENCEU O PRECONCEITO....

A solidariedade venceu o preconceito.

Não gosto muito dessas celebridades instantâneas que surgem quase todos os dias na mídia. As futilidades ganharam um espaço muito maior do que deveriam na televisão e nos jornais e muita gente faz qualquer loucura para ter a sua imagem divulgada pelos quatro cantos do país.
Não há limite para isso e em programas de reality shows como big brother não há outra intenção que não seja a de mostrar a intriga na relação entre os seres humanos que estão passando pelo teste de convivência juntos fechados em uma casa. Mas a necessidade de ibope pede outras atrações e a baixaria chega a seu ápice quando são incentivadas as relações amorosas entre os participantes. A TV mostra de forma velada as supostas relações sexuais que rola entre esses casais formados exclusivamente para aumentar a audiência do programa, quando essa está em declínio.
Eu não seria contrario a esse tipo de programação se ele acrescentasse alguma coisa em termos culturais, com atrações mais criativas que fizessem os participantes raciocinar. A dificuldade está exatamente ai, pois a maioria desses participantes tem ojeriza a raciocínios mais elaborados e, nesse sentido, o programa vai na contramão disso, chegando ao ponto de valorizar, de dar mais notoriedade, justamente aqueles que se mostram mais avessos à cultura. O tal do Cleber Ban Ban é apenas um exemplo disso.
Mas, talvez a globo saiba direitinho que está fazendo, pois enquanto mantiver o povo na ignorância, poderá sempre utiliza-lo como massa de manobra. Pelo menos é o que ela pensa!
O fato de citar o big brother foi apenas uma divagação da minha parte para ilustrar a grande cultura das novas celebridades brasileiras. Mas, existem casos em que a aparição na TV não foi algo planejado e ainda assim cria-se mais um mito que ao ser visto na rua é alvo de todas as atenções, tendo que dar autógrafos a todos que o cercam. Tal foi o caso da estudante Geysy Arruda que sofreu com muitas ofensas dos “colegas da universidade UNIBAN” só por que utilizava uma saia supostamente curta. Por pouco ela não foi agredida e a universidade ainda estava apoiando a atitude hostil dos vândalos travestidos de estudantes. Só voltou atrás quando foi obrigada e, por isso, já foi taxada com razão por muitas pessoas de UNITALEBAN em referência ao grupo terrorista radicado no Afeganistão.
O fato foi exaustivamente mostrado na televisão e, por causa disso, a moça (Geysy Arruda) ficou nacionalmente conhecida. Em solidariedade a ela, a grande maioria da população e da imprensa prestou seu apoio. O fato acabou sendo extremante positivo para a moça e ela fez varias cirurgias plásticas estéticas e sem nenhum custo, se preparando assim para ser devidamente aceita no mundo das celebridades. No carnaval de 2010, saiu como destaque escola de samba porto da pedra no desfile das escolas de samba do Rio de Janeiro.
Ela está vivendo um conto de fadas, graças aos vândalos que tentaram agredi-la. Eles estão se mordendo de raiva, pois não esperavam que fossem promovê-la dando-lhe tanta notoriedade. Tinham em mente exatamente o contrario, pois a intenção talvez fosse bani-la para sempre, mas o tiro saiu literamente pela culatra. E agora são obrigados a engoli-la na mídia quase todos os dias. Como devem estar sofrendo!!

Por tudo isso, eu torço para que essa moça se forme e tenha sucesso na carreira profissional que escolher e se puder aparecer de vez em quando para atestar o quanto está bem sucedida será ainda melhor para mostrar aos preconceituosos o quanto eles estiveram errados quando escolheram esse caminho. Isso servira também para causar-lhes um pouco inveja, o que será ainda melhor.

Francisco Lima

Um comentário:

Anônimo disse...

E DEPOIS DA TURBINADA GERAL ELA ATÉ QUE FICOU BOA. MAS O MAIS IMPORTANTE FOI A LIÇÃO QUE FICOU PARA ESSE BANDO DE VÂNDALOS QUE SE NÃO RECEBERAM PUNIÇÃO ALGUMA DA JUSTIÇA, TERÃO QUE ATURAR O SUCESSO DA MOÇA AGORA.