domingo, 10 de maio de 2009

DIA DAS MÃES...

Dia das mães

Quando o dia das mães foi instituído nos Estados Unidos, por Anna Jarvis e algumas amigas no ano de 1910, a idéia era fortalecer os laços familiares e o respeito pelos pais. Para Anna, a data tinha um significado mais especial: homenagear a própria mãe, Ann Marie Reeves Jarvis, falecida naquele mesmo ano. Ann Marie tinha almejado um feriado especial para honrar as mães.

Não há dúvidas de que hoje é uma data muito especial para todas as mulheres que tiveram a felicidade de um dia dar à luz um fruto do seu ventre. Uma mulher que carrega um ser na barriga por nove meses, criando uma relação tão estreita com esse ser que ele passa a ser parte do seu corpo durante todo esse tempo merece toda a homenagem do mundo. Ninguém é capaz de questionar esse fato, especialmente quando a relação mãe-filho foi sempre saudável e principalmente quando a vida não os separou, levando-os para caminhos distintos, fato muito comum infelizmente ou a morte não pois fim a essa relação terrena, deixando para uma possível vida post mortem a continuidade desses laços.

Há mães que têm vários filhos e dedica o mesmo amor a todos eles, sendo uma verdadeira heroína na defesa da sua prole e sofrendo com noites e noites sem dormir quando qualquer dos seus rebentos tem algum mal súbito. Qualquer febre, dor ou o mínimo mal-estar que seja, lá está ela sempre de prontidão passando noites em vigília sem qualquer lamúria, pois sente-se feliz com toda essa dedicação.
As mães mais “modernas” são obrigadas a fazer as jornadas de trabalhadoras, de donas de casa e quando retornam de uma dia exaustivo de muito trabalho e estresse ainda tem que ser a mãezona de sempre tendo que dar todo o carinho e atenção aos seus rebentos que a aguardam com ansiedade. Muitas das vezes essas mulheres ainda têm que dividir a sua atenção com os esposos que cobram o seu quinhão, pois não admitem que a esposa seja apenas mãe, não aceitando o argumento do cansaço, mesmo sabendo-o verdadeiro.

Em suma, todas essas mulheres, verdadeiras heroínas dos tempos modernos, merecem todas as homenagens e não apenas em um dia específico, pois são mães o ano inteiro e com dedicação total. Acontece, no entanto que o fortalecimento dos laços familiares e o respeito pelos pais, que foram os objetivos principais das criadoras da data para homenagear às mães, muitas das vezes caem no esquecimento, sendo apenas ritual, com a vontade desenfreada de consumo assumindo proporções maiores do que deveriam nesse processo. Muitos acham que um presente uma vez por ano pode satisfazer o desejo de atenção e carinho que muitas mães desejam de seus filhos o ano inteiro. Um presente como lembrança nessa data é até legal para quem pode e dispõe de recursos para tal, mas não pode ser substituído pelo afeto e o amor que devemos ter pelas nossas mães. Um cartão ou qualquer lembrancinha pode representar muito mais que presentes caros, quando a afeição do filho pela mãe está em primeiro lugar. Todos os dias são dias para homenagearmos nossas mães.

Francisco Lima.

Um comentário:

Unknown disse...

Realmente, Chico, essa deveria ser a regra, mas lammetavelmente é exceção. Porém, existe um outro viés nessa história e que é pouco comentado: a das mães ausentes. Mas isso, é assunto para uma outra ocasião. Foi muito esclarecedor e enriquecedor ler esse texto, sobretudo pela origem da comemoração, confesso que desconhecia esse detalhe. Parabéns, amigo, e que Deus continue a iluminá-lo no portal da Criatividade e da Inspiração. Marcelo