segunda-feira, 20 de abril de 2009

CARTA À MINHA FILHA GABY...

Eu acredito em você Gaby.

Minha querida filha, eu sei que talvez eu não seja o melhor modelo a ser seguido em todos os sentidos, pois as muitas dificuldades da vida me levaram a ser uma pessoa às vezes meio fechada, parecendo distante do “mundo real”, frisando que mundo real está entre aspas por que na minha concepção esse mundo real é repleto de intrigas e de muitas outras coisas que, por vezes, pode nos levar ao entendimento de que é melhor nos voltarmos para o nosso mundo interior, pois, talvez tenhamos mais a ganhar com essa introspecção. Mas eu posso estar errado quanto a isso, pois a gente só aprende quando encara as adversidades, tentando melhorar, quando possível, a vida ao nosso redor, mas em determinadas circunstancias, temos que nos adaptar, ignorando os defeitos alheios, pois nós também possuímos os nossos.
Ainda bem que não é sempre que estou assim, mas esse é um meio de não maltratar ninguém, pois essa é minha forma de refletir sobre os problemas da vida, que no meu caso, não passam de alguns instantes em determinados momentos, podendo se alongar um pouco mais em outros. Muitas pessoas extravasam, esbravejam e acabam descontando em outras pessoas a sua mágoa, o que não é justo pois os nossos tédios, melancolias etc. devem ser resolvidos sem precisarmos culpar ninguém pelos nossos problemas. Outros acham que o melhor é se abrirem com alguém e se aliviam dessa forma. Eu até concordo com os que assim agem, mas é necessário que esse alguém, que tem que ser um grande amigo, não fique sempre se sobrecarregando com os nossos problemas, sem haver uma troca, pois sem isso tornamo-nos uns chatos e corremos o risco de ficarmos isolados.
Escrevi tudo isso para dizer-lhe que continuo amar-te como sempre, que você permanece sendo a filhinha do meu coração, mas que o fato de você estar crescendo acaba por exigir da minha parte um posicionamento às vezes mais duro, tendo que partir para as cobranças, quando julgo isso necessário, pois penso que o seu futuro dependerá do seu posicionamento agora no presente pois quanto mais cedo você se preocupar com o futuro, mais chances terá de alcançar tudo que almeja com mais facilidade, estando à frente de muitos que só pensam no presente. Como seu pai, tudo o que me importa e vê-la feliz e realizada e, pode acreditar no que eu digo: ninguém é feliz vivendo uma vida sem objetivos. Eu sou muito mais feliz agora, com a minha vida cheia de compromissos, do que era no passado, vivendo sem preocupações, até que tive que passar por duros golpes na vida para despertar. Você tem o privilégio de não precisar passar por nada disso, pois tem quem a oriente ainda que esse alguém precise, vez por outra, de encher-te um pouco o saco, para usar uma linguagem de adolescente.

Em resumo, o mais importante é que você tenha consciência do seu potencial, que você já aprendeu muita coisa, sendo necessário apenas não deixar que esses conhecimentos se percam por falta de exercício, pois a nossa capacidade depende em grande parte da nossa vontade. Só é capaz quem tem vontade de aprender, exercitando sempre o desejo de superar limites, que serão cada vez maiores, dependendo do nosso desejo de superá-los.
Sendo assim, Pode ter a certeza de que eu acredito em você, reconhecendo que suas possibilidades são infinitas, mas também não posso deixar de te alertar que todo esse potencial só alcançará êxito futuro com a contribuição fundamental do suor, fruto do esforço que somente com vontade firme e objetiva se materializará. Sucesso, eis a palavra que terá que ser a mais importante em toda a sua vida e você ira alcançá-lo com certeza.
Esses são os desejos do seu querido papai que será para sempre um grande amigo seu. Amo-te muito.

2 comentários:

Unknown disse...

Caro Chico. Vi-me em seu texto. É fato que muitas vezes somos obrigados a tomar determinadas decisões em relações a nossos filhos que doem muito mais em nós do que neles, mas sabemos ser necessário. É como um remédio amargo ou uma injeção. Gosto e sensações ruins, mas com efeitos muito positivos.
A luta continua.

monica disse...

Meu irmao concordo plenamente com tudo isso que vc falou,e sao mais ou menos essas palavras que uso tbm com meus filhos,nossos filhos sao muito fortunados por terem pais que se preoculpam e acreditam neles,eu sou muito chata,e exijo muito,e vejo bons resultados em ter essa atitude,quem mi dera ter tido alguem que tivesse acreditado em mim,e ter tido,segurança,conselhos,afetos..eu sofro dessa mesma carencia sua!!!uma familia inesistente!