quinta-feira, 9 de abril de 2009

ABAIXO À MEDIOCRIDADE!

Abaixo à mediocridade!
Estava refletindo sobre a epidemia de fofoca e maledicência a que chegou a nossa sociedade e lembrei-me das três peneiras de Sócrates, que seria um contraponto excelente para que aprendêssemos um pouco do que é verdadeiramente viver fraternalmente. Mas, talvez seja utopia imaginarmos que uma sociedade que cultua programas como o big brother siga princípios que são totalmente opostos aos propalados por essas programações, onde a intriga é o ponto culminante, o diferencial na audiência.
Mas, ainda assim, vamos aos ensinamentos do grande mestre grego, que já na antiguidade mostrava muito mais evolução espiritual do que a grande maioria da humanidade atual. A historinha abaixo ilustra a lição socrática:
“Um homem foi ao encontro de Sócrates levando ao filósofo uma informação que julgava de seu interesse:— Quero contar-te uma coisa a respeito de um amigo teu! — Espera — disse o sábio. Antes de contar-me, quero saber se fizeste passar essa informação pelas três peneiras.— Três peneiras? Que queres dizer?
— Devemos sempre usar as três peneiras. Se não as conheces, presta bem atenção. A primeira é a peneira da VERDADE. Tens certeza de que isso que queres dizer-me é verdade? — Bem, foi o que ouvi outros contarem. Não sei exatamente se é verdade.
— A segunda peneira é a da BONDADE. Com certeza, deves ter passado a informação pela peneira da bondade. Ou não?Envergonhado, o homem respondeu:
— Devo confessar que não.
— A terceira peneira é a da UTILIDADE. Pensaste bem se é útil o que vieste falar a respeito do meu amigo?
— Útil? Na verdade, não.
— Então, disse-lhe o sábio, se o que queres contar-me não é verdadeiro, nem bom, nem útil, então é melhor que o guardes apenas para ti”.

Diante da situação acima muitos poderiam questionar que se todos os diálogos ou conversas do dia a dia tivessem que passar por tão rigoroso critério, certamente a humanidade ficaria muda ou pelo menos aqueles que só se utilizam da palavra para falar de alguém não teriam mais assunto para conversar, pois não teriam como provar a veracidade das coisas que costuma afirmar de outrem e , muito menos ainda, não haveria bondade e nem utilidade em seus intentos.

Como ser anti-social que sou afirmo que tudo ficaria maravilhoso se assim fosse, se todos de repente passassem a seguir as prescrições socráticas. Entretanto, não vou viver de ilusões, pois sei que a maioria de nós ainda não está preparada para seguir princípios tão elevados ou por que talvez a fofoca e os males causados por esse câncer que assola a nossa sociedade tenha tomado proporções tão alarmantes que acabou por se tornar uma coisa normal viver sempre preocupado com a vida alheia.

Para concluir vou lembrar alguma coisa que escrevi na virada do ano, com o titulo “não precisamos ser iguais”, lembrando que também dessa vez podemos seguir o mesmo conselho, não sendo igual se considerarmos que ser igual significa termos que nos rebaixar à mediocridade reinante. Se por outro lado tivermos a oportunidade de observarmos pessoas que no seu cotidiano dão excelentes exemplos, devemos sim tentar seguir essas boas ações e teremos aí uma ótima oportunidade para começarmos uma mudança que poderá contribuir para uma melhoria futura da humanidade terrestre.


Francisco Lima

2 comentários:

Blog dos Amigos e da inspiração disse...

Muito bom, quem dera pudessemos viver apenas a nossa vida e pensando sempre no bem dos nossoa semelhantes.


Ramiro Ramires

Unknown disse...

Mais um brilhante texto. Parabéns!