quinta-feira, 19 de março de 2009

QUEM É IGNORANTE?

Quem é ignorante?

Se formos analisar a etimologia da palavra, chegaremos à conclusão de que ignorante é todo aquele que ignora algum assunto, sendo que, em muitos casos, ele não sabe ou não aceita essa suposta ignorância. Dessa forma, existem pessoas que não se aprofundam em quase nenhum assunto, mas se acham sabedores dos mais diversos temas. Quase tudo o que se discute, ele sempre tem uma opinião formada.
Do ponto de vista da Filosofia socrática, a pessoa que assim age está na fase do ignora que ignora, ou seja, como já foi dito alhures ele não sabe ou não tem consciência da sua ignorância.
Mas também existe outro tipo de ignorante, que diferentemente do primeiro tipo citado, está sempre inquieto, ávido de conhecimento acerca de vários assuntos. Esse cara sabe o quanto ignora e, por isso, tenta desesperadamente se embasar nos mais diversos assuntos a que teve o privilegio de ter sido introduzido através da leitura. Até que entende que é uma tarefa demasiadamente árdua, pois ninguém sabe tudo. Esta espécie designou a Filosofia socrática do ignorante que sabe que ignora, pois o estudo, a leitura constante tem o papel de mostrar para esse individuo o quanto ele ainda precisa saber.
Dentro dos vários caminhos percorridos pelo sujeito, ele pode escolher um que lhe seja mais agradável e se aperfeiçoar, através mestrado, doutorado etc. mas continuará com muitas lacunas, duvidas acerca de outros caminhos que não foram os escolhidos por ele, visto que ele teve que fazer uma escolha dentre muitas.
Continuando assim o sujeito sem perceber vai se transformando em outro tipo designado na Filosofia socrática. Esse é o cara que de tanto estudar acaba ignorando o quanto sabe. Assim a pessoa estudou tanto que já não consegue mensurar o quanto sabe, estando num grau de saber muito acima da média dos demais seres humanos.
Em suma estudar é saudável, mas é um caminho árduo que pode nos levar em determinados momentos a muitas duvidas, conflitos, frustrações etc. mas é também, a meu ver, um dos poucos caminhos que pode nos levar a ter uma compreensão melhor da vida, tendo uma visão mais critica da realidade que nos circunda.

Francisco Lima

3 comentários:

Unknown disse...

Meu caro amigo,
antecipadamente peço-lhe desculpas pela minha crítica, mas sem sombras de dúvidas esse foi o melhor texto de sua autoria o qual tive o privilégio de ler, não que os outros não tenham sido bons, ao contrário, considero-os ótimos, mas este, meu caro, é excelente. Parabéns!

lugares que valem a pena disse...

PARABÉNS...CONCORDO PLENAMENTE COM O COMENTARIO ACIMA, ESTA FOI ATÉ O MOMENTO O MELHOR TEXTO PRODUZIDO POR SUA "FÁBRICA" DE TEXTOS...NOS MOSTRANDO O QUANTO SOMOS IGNORANTES E QUANTO A LEITURA E O ESTUDO É IMPORTANTE NA VIDA DO SER HUMANO..PARABÉNS

Anônimo disse...

Muito bom o texto. Espero que vc continue com essa inspiração para escrever o não deixe nunca de praticar, pois a prática é que te levará a ser cada vez melhor.
Um grande amigo.