quinta-feira, 12 de março de 2009

NOSSA VIDA É FEITA DE ESCOLHAS...

Nossa vida é feita de escolhas

Sempre digo que a nossa vida é feita de escolhas, às vezes essas escolhas não são muito conscientes, sendo mais uma conseqüência das circunstâncias da vida do que propriamente um caminho escolhido dentre outros por nós, Isto é, não conseguimos, naquele momento da nossa existência, por diversos motivos enxergar muitas outras possibilidades. Ainda assim não deixa de ser um caminho que a gente trilhou, consciente ou não de onde ele poderia nos levar, sendo que sempre podemos buscar alternativas que consideremos melhores.
Sabemos que muitas pessoas nascem em situação privilegiada, em famílias estruturadas financeiramente, tendo teoricamente, desse modo, uma situação mais fácil para que façam uma escolha consciente, que lhe assegure um futuro garantido. Porém isso nem sempre acontece. Por que será? Talvez pelo fato de o dinheiro não ser tudo em nossas vidas, não estando sequer entre as coisas mais importantes da vida, pois o dinheiro satisfaz as necessidades matérias, mas não compra os verdadeiros afetos e não substitui o carinho, o diálogo o amor enfim que todos os país devem demonstrar pelos seus filhos. Nas famílias mais abastadas, salvo as exceções, tudo o que mais importa é a busca desenfreada pelo dinheiro, sendo que essas famílias não tem o fundamental, que é a convivência.
Por outro lado sabemos também que há pessoas que nascem em situações completamente adversas e que, ainda assim, conseguem trilhar um caminho de sucesso, transformando-se em cidadãos exemplares. Um bom exemplo disso é o rapaz que viveu doze anos nas ruas de Recife e conseguiu passar no concurso do Banco do Brasil, superando outras dezenas de milhares de candidatos que tinham todas as condições favoráveis. Tudo isso por que ele escolheu trilhar um novo caminho.
Em suma dei todo esse rodeio para chegar ao meu objetivo principal que é demonstrar até aonde a nossa vontade, ou a ausência dela pode nos levar. Se tivermos vontade, superamos todas as barreiras, mesmo as que nos parecem intransponíveis, mas se não a tivermos corremos e risco de fracassarmos, mesmo tudo estando a nosso favor.
Para concluir vou usar uma frase que sempre digo para minha filha adolescente, todas as vezes que a vejo desanimar-se e digo também para os meus alunos, mesmo os adultos: Nossa capacidade está no limite da nossa vontade, pois se tivermos vontade chegaremos longe.

Francisco Lima

Um comentário:

Unknown disse...

Primeiramente gostaria de parabenizá-lo pela rapidez com que vc vem escrevendo, afinal, este texto foi elaborado em menos de 24 hs por uma pessoa que tem várias ocupações, dentre elas, a de professor, e sei muito bem que não é uma das profissões mais tranquilas, afinal, além de amigos somos colegas.
Pois bem, meu caro. A serenidade com que vc discorreu sobre um tema dessa natureza e importância, revela-nos mais uma vez o seu apuradíssimo senso crítico aliado a uma visão voltada para as coisas que realmente tem relevância em nossas vidas, como as escolhas que fazemos, por exemplo, e muito bem expostas em seu texto.
A clareza e a concisão presentes tornam a sua obra acessível a qualquer mortal alfabetizado, e certamente, meu amigo, esse é um privilégio que poucos têm: tornar claro e acessível o que se escreve.
Não irei me alongar muito, senão daqui a pouco terás, ao invés de um comentário, um texto, rs rs rs...Abraços e mais uma vez minhas congratulações e respeito ao grande intelectual que és.