terça-feira, 2 de novembro de 2010

OS GRANDES ÍDOLOS SÃO ATEMPORAIS...

Os grandes ídolos são atemporais

Vendo vídeos de uma seleção aleatória de monstros da musica fiquei a pensar nos muitos dramas e sofrimentos que carregam esses ídolos que tanto marcaram o nosso passado e continuam vivíssimos no presente, pois substituí-los é quase impossível.
Os que partiram foram seres que, tal como nós, tinham as suas fragilidades que eram bastante potencializadas pelo peso da fama. Não deve ser fácil suportar tanta pressão e até entendo quando alguns decidem isolar-se só para ter um pouco de privacidade, coisa que eles começaram a perder pouco a pouco desde que se tornaram famosos.
Muitos desses “ídolos” não escondem o que se passa no seu interior nem quando estão no palco e as vezes podemos ver e tentar deduzir o quanto estão sofrendo. É difícil não se emocionar ao ver Elis Regina naquela interpretação antológica de atrás da porta em que chora tanto que a sua privilegiada voz fica embargada por um bom tempo. Ela, porém não para de cantar e o resultado é uma rara interpretação que só os grandes ídolos são capazes de nos proporcionar.
Emociono-me muito também quando vejo no vídeo o The Carpenters cantando uma musica como Rainy Days And Mondays, por exemplo, e fico pensando como essas divas da musica deixaram fãs mundo afora e deixaram também um vazio muito dificil de ser preenchido, pois eram unicas naquilo que faziam. Elas não apenas cantavam muito e facil, mas interpretavam com maestria e emocionavam a todos que tivessem o privilegio de assistí-las.
A nossa saudosa Elis foi ainda melhor que karen carpenters, já que fazia questão de se entregar quando estava no palco. Apenas ficamos tristes quando nos damos conta de que muitas vezes essas sumidades no palco morrem precocemente e em circunstancias trágicas que envolvem em alguns casos o uso de drogas, remedios, tranqulizantes entre outras coisas. A morte de karen carpenters foi de anorexia nervosa aos 32 anos de idade, isto é, ainda na flor da idade quando ainda poderia nos presentear com muitas cançoes interpretadas pela sua belissima voz. Uma obsseção doentia pela magreza acabou destruindo uma carreira das mais promissoras na área musical.
Elis Regina, simplesmente consideradada a melhor cantora brasileira de todos os tempos, foi encontrada morta, aos 36 anos de idade. Ela estava trancada em seu quarto e o laudo apontou uma possivel combinação de alcool e cocaina. Até hoje não surgiu ninguém que possa ser comparado(a) a essa divina cantora. Esperamos que ela continue cantanto e encantando onde quer que esteja!
Outra diva da nossa musica a inesquicivel Clara Nunes Morreu em 02 de Abril 1983, depois de 28 dias de agonia, hospitalizada após um choque anafilático ocorrido durante uma cirurgia de varizes. Ela estava prestes a completar 40 anos, isto é, morreu muito jovem também.
Outros grandes ídolos seguiram no mesmo caminho como Elvis Presley que morreu de overdose de remédios e muitos outros como Janis Joplin e Jimi Hendrix que acabaram sucumbindo pelo uso excessivo de drogas. Esse círculo vicioso parece uma sina que persegue muitos daqueles que são alçados à condição de ídolos pelo seu indiscutível talento.
Mas a habilidade e a maestria naquilo que fazem não lhes garante o equilíbrio emocional necessário para se livrarem das armadilhas das drogas, do alcoolismo, dos comprimidos e muitas outras substâncias que podem levá-los a encerrar uma carreira brilhante de forma precoce ou até a mesmo levá-los a morte como já aconteceu em muitos casos e o mais triste é que isto acontece com cantores (as) atrizes, atores, jogadores de futebol, enfim, com todos aqueles que foram alçados à condição de ídolos e tornaram-se famosos, algumas de forma repentina.
Muitos desses artistas de indiscutível talento ainda estão brilhando, mas percebemos que suas carreiras podem estar definhando pelo mesmo motivo que vitimaram os seus ídolos do passado. Um grande exemplo disso é o da cantora Whitney Houston que, na minha opinião é um dos maiores talentos dos últimos vinte anos e que volta e meia aparece na mídia devido ao excessivo uso de drogas. Esperamos que ela dê a volta por cima e continue por muito tempo nos brindar com seu talento.
Para nós, os simples mortais, restam as recordações de como brilharam esses ídolos do passado nos melhores momentos das suas, não poucas vezes, curtas carreiras. Na maior parte das vezes esse curto tempo não os impediu de deixar um grande legado para a posteridade.
Esperamos que os jovens de hoje, com o acesso fácil uma grande quantidade de mídias, conheçam bem o talento desses ídolos do passado. Eu sei que muitos já os cultivam mesmo sem tê-los conhecido.
Entretanto, como não somos ingênuos, sabemos que essa recorrência no uso de drogas, comum em muitos dos grandes ídolos do passado e do presente acabam influenciando muitos desses jovens que cada vez mais cedo entram nessa viagem sem volta que é o mundo das drogas.
Francisco Lima

Um comentário:

Anônimo disse...

As drogas são de fato o mal do século. Não há classes sociais qaundo se trata da dependência das drogas. É um problemaço que atinge ricos e pobres sem distinção.